
NOSSO EMAIL

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

O RN PASSA POR AQUI! - 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS - NAVEGUE NA HISTÓRIA POTIGUAR
NOSSO CELULAR

NÚMERO 1 - AMADO BATISTA
NÚMERO 2 - MÚSICAS RELIGIOSAS
NÚMERO 3
NÚMERO 4
NÚMERO 5
NÚMERO 6
MUSICAL 07 - AVIÕES DO FORRO
sexta-feira, 26 de junho de 2009
ANTONIO PEREIRA DANTAS - TONHECA DANTAS

TONHECA DANTAS
O soldado Músico da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte - ANTONIO PEREIRA DANTAS – “Tonheca Dantas’, natural de Carnaúbas dos Dantas-RN, nascido a 18 de junho de 1840. O musico regente Tonheca Dantas ganhou projeção nacional pelo seu talento.
Em 1898, Tonheca Dantas foi morar em Natal, onde fez teste para a banda da Polícia Militar, passando imediatamente a ser regente. Em 1903 migra para Belém do Pará. Lá, foi contratado como músico da Banda do Corpo de Bombeiros, uma das mais famosas do País na época.
De volta ao Nordeste em 1908, esse regente, que era totalmente audidata e tinha o clarinete como seu instrumento preferido, trabalhou
Trabalhou em várias cidades do Brasil, sempre regendo bandas de músicas. Daquelas que ainda faziam apresentações em coretos de pracinhas, nas tardes de domingo, em que todo mundo ia assistir. Tonheca Dantas como era mais conhecido, foi um potiguar que muito deu orgulho ao seu povo. Só que a maioria tem memória curta. E aos poucos ele foi sendo esquecido, seu valor como mestre na música foi-se anunciando, empoeirando e ficando apenas guardado em arquivos dos lugares onde trabalhou.
Em 1998 o professor historiador da UFRN, Cláudio Galvão, escreveu o livro a desfolhar saudades – UMA Biografia de Tonheca Dantas.
Alguns fatos pitorescos da vida desse músico são relatados no livro de Cláudio. Sua pesquisa para escrever o livro durou cerca de 3 anos. Os filhos ainda vivos de Tonheca Antonia Dantas da Silva e Antonio Pedro Dantas Filho, muito contribuíram com suas memórias para a execução desse trabalho. O escritor também precisou viajar para Belém do Pará; onde recolheu material para suas pesquisas.
O livro fala de alguns detalhes interessantes sobre o reconhecimento do trabalho de Tonheca. É o caso das vasinhas e marchinhas compostas por Tonheca Dantas, as quais foram ouvidas por muita gente direto da BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial. A valsinha mais conhecida do maestro é ROYAL CINEMA, composta em 1913, para ser tocada durante as sessões cinematográficas no Cinema Royal,
É um verdadeiro clássico da música nacional, tocada em bailes, saraus, solenidades ou em qualquer outro lugar onde fosse possível colocar uma bandinha de música e um regente inspirado da época de ouro da música potiguar. Embora poucos conheçam atualmente os acordes da valsa famosa, ela sempre despertará a emoção dos que a escutam hoje em dia em algum concerto, seja em que sala for
Tonheca Dantas faleceu com 100 anos, no 7 de fevereiro de 1940, doente e como um simples soldado da gloriosa e amada Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
TRIO MOSSORÓ

Criado no princípio da década de 1950 pelos irmãos mossoroenses João Batista (João Mossoró) na zabumba, Ana Paula (Hermelinda Batista) no triângulo e Oséas Carlos André Almeida Lopes, atual CARLOS ANDRÉ(28/10/1938) na sanfona, o Trio Mossoró ganhou o país e ficou famoso com o lançamento do primeiro LP "A rua do namoro", em 1962. Em 1954 o trio recebeu o Troféu Elderde, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, prêmio considerado, na época, o mais importante da música popular brasileira.
Apesar do sucesso com a gravação de doze LPs, três compactos e outros dois discos em coletâneas, o trio se desfez em 1974. Mas a separação não apagou o legado deixado pelos cantores, compositores e, sobretudo, representantes genuínos da cultura popular de Mossoró. Tanto que a Câmara Municipal de Mossoró resolveu, mesmo que mais de 30 anos depois, retribuir com um Diploma de Reconhecimento aos irmãos a divulgação pioneira do município e de sua cultura por todo o país.
A autora do projeto, a vereadora Cláudia Regina, diz que a homenagem faz jus ao talento dos artistas da terra. "Eles foram os primeiros a projetar o nome de Mossoró além-fronteiras. Eles foram os desbravadores e mostraram o talento da terra. Por tudo que nós somos hoje temos que reconhecer o que eles fizeram", retratou Cláudia.
Emocionada, Hermelinda diz que recebeu com muita alegria a notícia da homenagem. "Eu estou sentindo muita alegria e muita emoção. Eu não segurei as lágrimas", disse a cantora. O irmão, João Mossoró foi o mais emocionado e falou sobre a participação que farão amanhã no Mossoró Cidade Junina. "Subir ao palco junto com meus irmãos será um momento muito importante para nós três", disse ele.
"Nós nos separamos porque quando eu gravei o meu primeiro disco em 1974, ele fez muito sucesso, então não tivemos condições de continuar juntos. Mas seguimos nossas carreiras individuais", disse Carlos André. "Ele cortou nossas pernas", brincou João Mossoró referindo-se à separação do trio.
Carlos André além de intérprete de sucesso da Música Popular Brasileira, chegou a marca de um milhão de discos vendidos após o lançamento da carreira solo, continuou fazendo sucesso como produtor e compositor. Entre os trabalhos mais consagrados do artista estão as produções de discos de estrelas consagradas da música brasileira como Marinês, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Vanusa, Trio Iraquitan e Cauby Peixoto.
Depois de 52 anos de carreira, em dezembro do ano passado foi a primeira vez que Carlos André recebeu convite para fazer show em Mossoró, durante uma edição do Canto Potiguar. Para ele, sempre foi um sonho participar do Cidade Junina, subir ao palco e cantar junto com a população. Felizmente, este ano seu desejo foi realizado e mais ainda, ele terá a oportunidade de reviver os sucessos do Trio Mossoró juntamente com seus outros irmãos.
A gerente de Cultura do município, Clésia Barreto, ressaltou a importância de homenagear os artistas que orgulharam os mossoroenses com seu trabalho. "Eles deram repercussão a Mossoró no que se refere à musica e, além disso, é importante reconhecer o trabalho que eles fizeram, pois honraram o nome de Mossoró e ainda fizeram disso sua forma de vida", frisou Clésia.
Após 35 anos do trio longe dos palcos, os irmãos irão transformar a Estação das Artes hoje na estação da nostalgia, trazendo de volta ao palco do Cidade Junina o forró pé-de-serra do Trio Mossoró. "Além de tudo, será uma excelente oportunidade para os jovens da cidade conhecerem um pouco da história desses brilhantes artistas", enfatizou Cláudia Regina.
FONTE: JORNAL O MOSSOROENSE (17/10/1872), EDIÇÃO DE 26/06/2009
terça-feira, 16 de junho de 2009
JOSÉ MARIA NOGUEIRA LIMA - REDONDO
Quem sou eu

- PORTAL TERRAS POTIGUARES
- É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...