NOSSO EMAIL

NOSSO EMAIL

NOSSO CELULAR

NOSSO CELULAR

NÚMERO 1 - AMADO BATISTA

NÚMERO 2 - MÚSICAS RELIGIOSAS

NÚMERO 3

NÚMERO 4

NÚMERO 5

NÚMERO 6

MUSICAL 07 - AVIÕES DO FORRO

sexta-feira, 26 de junho de 2009

TRIO MOSSORÓ


TRIO MOSSORÓ GANHA RECONHECIMENTO APÓS 35 ANOS

Criado no princípio da década de 1950 pelos irmãos mossoroenses João Batista (João Mossoró) na zabumba, Ana Paula (Hermelinda Batista) no triângulo e Oséas Carlos André Almeida Lopes, atual CARLOS ANDRÉ(28/10/1938) na sanfona, o Trio Mossoró ganhou o país e ficou famoso com o lançamento do primeiro LP "A rua do namoro", em 1962. Em 1954 o trio recebeu o Troféu Elderde, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, prêmio considerado, na época, o mais importante da música popular brasileira.
Apesar do sucesso com a gravação de doze LPs, três compactos e outros dois discos em coletâneas, o trio se desfez em 1974. Mas a separação não apagou o legado deixado pelos cantores, compositores e, sobretudo, representantes genuínos da cultura popular de Mossoró. Tanto que a Câmara Municipal de Mossoró resolveu, mesmo que mais de 30 anos depois, retribuir com um Diploma de Reconhecimento aos irmãos a divulgação pioneira do município e de sua cultura por todo o país.
A autora do projeto, a vereadora Cláudia Regina, diz que a homenagem faz jus ao talento dos artistas da terra. "Eles foram os primeiros a projetar o nome de Mossoró além-fronteiras. Eles foram os desbravadores e mostraram o talento da terra. Por tudo que nós somos hoje temos que reconhecer o que eles fizeram", retratou Cláudia.
Emocionada, Hermelinda diz que recebeu com muita alegria a notícia da homenagem. "Eu estou sentindo muita alegria e muita emoção. Eu não segurei as lágrimas", disse a cantora. O irmão, João Mossoró foi o mais emocionado e falou sobre a participação que farão amanhã no Mossoró Cidade Junina. "Subir ao palco junto com meus irmãos será um momento muito importante para nós três", disse ele.
"Nós nos separamos porque quando eu gravei o meu primeiro disco em 1974, ele fez muito sucesso, então não tivemos condições de continuar juntos. Mas seguimos nossas carreiras individuais", disse Carlos André. "Ele cortou nossas pernas", brincou João Mossoró referindo-se à separação do trio.
Carlos André além de intérprete de sucesso da Música Popular Brasileira, chegou a marca de um milhão de discos vendidos após o lançamento da carreira solo, continuou fazendo sucesso como produtor e compositor. Entre os trabalhos mais consagrados do artista estão as produções de discos de estrelas consagradas da música brasileira como Marinês, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Vanusa, Trio Iraquitan e Cauby Peixoto.
Depois de 52 anos de carreira, em dezembro do ano passado foi a primeira vez que Carlos André recebeu convite para fazer show em Mossoró, durante uma edição do Canto Potiguar. Para ele, sempre foi um sonho participar do Cidade Junina, subir ao palco e cantar junto com a população. Felizmente, este ano seu desejo foi realizado e mais ainda, ele terá a oportunidade de reviver os sucessos do Trio Mossoró juntamente com seus outros irmãos.
A gerente de Cultura do município, Clésia Barreto, ressaltou a importância de homenagear os artistas que orgulharam os mossoroenses com seu trabalho. "Eles deram repercussão a Mossoró no que se refere à musica e, além disso, é importante reconhecer o trabalho que eles fizeram, pois honraram o nome de Mossoró e ainda fizeram disso sua forma de vida", frisou Clésia.
Após 35 anos do trio longe dos palcos, os irmãos irão transformar a Estação das Artes hoje na estação da nostalgia, trazendo de volta ao palco do Cidade Junina o forró pé-de-serra do Trio Mossoró. "Além de tudo, será uma excelente oportunidade para os jovens da cidade conhecerem um pouco da história desses brilhantes artistas", enfatizou Cláudia Regina.
FONTE: JORNAL O MOSSOROENSE (17/10/1872), EDIÇÃO DE 26/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - 62 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - NAVEGUE NA HISTÓRIA POTIGUAR

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS